sábado, 10 de outubro de 2009

Fome X Mau Humor


Oi galerinha do bem!!!!

Vocês, quando estão com fome, ficam de mau humor?

Eu fico insuportável, confesso. Fico impaciente, nervosa e mau humorada, por isso evito sentir fome, fico atenta aos meus horários e aos sinais de fome física, quando começo a sentir fome, como logo um lanchinho, para o meu próprio bem, para que eu não seja expulsa do convívio social, rs.

Ainda bem que não é frescura, há uma resposta para isso:

"´Quando ficamos muito tempo sem comer, há uma diminuição na liberação de serotonina, substância química responsável pela transmissão dos impulsos nervosos entre os neurônios. Essa diminuição causa aquele mau humor insuportável´, afirma a nutricionista Daniela Cyrulin, do Instituto Saúde Plena.

Mas a confusão não fica por aí. Quem se alimenta mal tende mal humorado, pois o organismo libera mais cortisol, hormônio que ajuda a aumentar as taxas de açúcar do sangue e que, em alta quantidade, causa mau humor. ´Por isso os carboidratos são muito importantes: o combustível do cérebro é a glicose, que é o produto da digestão dos carboidratos. Portanto, os carboidratos geram energia e são responsáveis pelo bom funcionamento do cérebro´, explica a nutricionista."

Fonte: www.minhavida.uol.com.br


Aprenda a diferenciar a fome física da fome emocional:

A fome física é gradual e paciente. A emocional é súbita e urgente.

A fome física é receptiva a vários alimentos. A emocional é necessidade de um alimento especifico.

A fome física, é uma necessidade fisiológica. A emocional é desencadeada por emoções.

A fome física acaba quando o organismo esta saciado. A emocional não.

Um ótimo domingo a todos!!!

Bjbjbj

6 comentários:

Andréia Sant'Anna disse...

Oi Clau... adorei a dica... porque, eu também fico insuportável quando estou com fome, sem dizer que minha pressão cai e me da uma dor de cabeça muito chata... isso sem dizer também que se fico muito tempo sem comer, quando eu como, me da ansia de vomito... é como se o estomago não aceitasse mais. Bjks

Ah! Está rolando um sorteio em comemoração a primavera em meu blog... estou esperando por sua participação, hein!!! Bjks

Anônimo disse...

Oi Clau,

muito interessante esse post. No meu livro da dieta que sigo, tem dizendo que apenas 10% da serotonina se concentra no cerebro, os outros 90% ficam no sistema digestivo. Ou seja, alimentação errada, ficar muito tempo sem comer ou sem ir ao banheiro, podem alterar o nosso humor.
Graças a Deus, cada dia mais, tenho aprendido a diferenciar fome física da emocional... chega a um ponto que vc olha prá comida e diz, eu não tõ com fome, então prá que vou comer?

Bom feriado!
Xero

Sil disse...

Eita...

Acho que sou anormal!!..rs..
Eu não fico de mau humor quando tô com fome não...
Pra mim.. de boa??
Será que tenho problema?...r
s


Bjos flor e bom feriado!

Kika disse...

oi flor...
adorei a dica... tenho notado que agora que estou comendo menos o meu humor melhorou...
essa comidaaaaa... quer comandar a minha vida....kkkkkkk!!
entendi tudo sobre ser vitalícia... quero isso logoooooo!! rsrsrs...
quanto tempo dura o programa de manutenção?
beijosssssss
kika

* Aline Virtus * disse...

Eu não fico de mau-humor, fico é desesperada mesmo! Mas meu marido fecha a cara e fica chateado MESMo se sente fome e não come! Tenho até medo! ha ha ha Agora tá explicado! :P

Bjs

line disse...

adorei a dica sobre a fome fisica e a fome emocional . super legal mesmo! beijosssssss