terça-feira, 30 de junho de 2009

Pensar Magro X Pensar Gordo

Gente, confesso, eu penso gordo!! Mas estou me policiando para pensar mais light porque o pensamento tem poder, tem força!!
Por exemplo: arroz doce (bem típico nesta época do ano): o magro come uma porçãozinha de arroz doce e pronto, logo enjoa, muito doce!! Eu também como uma porçãozinha de arroz doce, mas.... não é “e pronto” coisa nenhuma! A primeira eu como igual ao magro, a diferença é que não enjôo, daí logo vou pra segunda porção só que desta vez eu já quero incrementar porque só o arroz doce já não tem taaanta graça, daí esfarelo uma paçoquinha dentro, fica muito mais gostoso e ... mais gordo, é claro!!! Eu sempre arranjo “algo” para incrementar. Impressionante como panetone “casa” com manteiga por cima, quentinho no microondas, que por sua vez, “casa” com uma bola de sorvete por cima de tudo. Espia só se isso tudo é ou não é pensar GORDO! OBESO! Affffffff!!!
A pessoa que pensa magro após um dia estressante chega em casa, coloca o tênis e vai caminhar no parque para desestressar. Já o que pensa gordo chega em casa abre a geladeira e devora o que tem dentro, na tentativa de desestressar pq não desestressa, apenas dá prazer momentaneamente.
O pensador magro não associa emoção à comida, pelo contrário, são coisas distintas em sua vida, já aquele que pensa gordo... come pq está feliz, pq está triste, pq o filho nasceu, pq o pai morreu, pq está ansioso, pq está calmo, pq está cansado, com raiva, frustrado, pra passar o tempo, etc etc etc, enfim... tudo é motivo pra comer.
O mais importante do ato de comer é comer por necessidades físicas e não psíquicas ou emocionais e mesmo assim comer com prazer, pq comer é prazeroso, não dá pra esquecer algo que aprendemos desde muito cedo, afinal o primeiro contato acompanhado de carinho, aconchego e prazer que tivemos com o mundo foi através do alimento, lá atrás, quando a primeira coisa que nos ensinaram foi a mamar. Então bora comer com prazer mas comer com sabedoria, não alucinadamente tudo que vier e aparecer pela frente. Saber fazer escolhas, fazê-las de forma inteligente já é um grande primeiro passo.
Agora estou me policiando para pensar magro, por exemplo: um lanche sem um tomatinho e um alfacinho fica sem graça, fica pobrinho, tem que ter! Uma massa sem um brócolis por exemplo, fica xoxa, tem que ter também!! E assim por diante, vamos caminhando, vamos rumo à uma reeducação alimentar que a gente aprende mas se descuidar esquece que é uma beleza!! Rs
Beijinhos a todos(as) e força!!! Nada de deixar a peteca cair!!

2 comentários:

Pri - de Lacinho disse...

Oi Clau,
ai eu também penso gordo viu... só de vc falar em arroz doce, já me eu água na boca e estou desesperada de vontadeeee,
hhahahauhahahah
pode isso?

Vim te desejar um mês de julho excelente, tuuudo de bom!!!

bjosss

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado