quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Linhaça

Oi pessoas do bem!!!

Finalmente cedi aos encantos da linhaça! Sempre ouvia falar mas nunca me aprofundei no assunto porque pensava: 1 colher de sopa de linhaça = 1 ponto (Vigilantes do Peso) ai é muito, não quero nem saber, que ignorância!! Rs

Ontem, dando uma espiadinha nos blogs encontrei um que falava sobre a linhaça de uma forma que me chamou atenção. Perguntei à uma amiga o que ela achava e ela é consumidora assídua da linhaça e ainda me mandou um email com os benefícios e tudo o mais, me encantei!!! Comprei ontem mesmo, a que vem triturada, e comi hoje, com salada de frutas. O gosto é meio esquisito, mas é tudo questão de costume, abaixo os benefícios que me enfeitiçaram, é longo mas é bem interessante.

LINHAÇA

A linhaça vem se destacando, graças aos benefícios que ela proporciona à nossa saúde.
A linhaça é composta de 41% de gordura, 28% de fibras, 21% de proteína, 4% de resíduos e 6% de outros carboidratos (entre eles: açúcares, ácidos fenólicos, lignana e hemicelulose). No entanto, essa gordura tem uma quantidade enorme de ácidos graxos do tipo ômega 3 (usados no combate a obstruções em artérias, responsáveis por doenças do coração).
A linhaça auxilia o sistema digestivo e o funcionamento do intestino, e conseqüentemente deixa a pele mais bonita. A linhaça é considerada um alimento, pois tem propriedades nutricionais básicas e preventivas — graças aos componentes antioxidantes e anticancerígenos. Além disso, é um poderoso desintoxicante.
Na casca da linhaça encontra-se uma mistura de minerais, proteínas e vitaminas. A vitamina E ajuda no funcionamento celular, por isso afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.
Um dos destaques da linhaça é uma substância chamada lignana, que exerce o mesmo papel do estrógeno. Esse composto atua na apoptose celular — um mecanismo de defesa que provoca a destruição das células defeituosas. No caso de um câncer, esse mecanismo de autodestruição costuma não funcionar. Mas a lignana substitui tal sistema e ativa a contagem regressiva para a célula doente se destruir como esperado.
Vale ressaltar que a linhaça só pode ser usada no tratamento do câncer sob estrita avaliação médica.
A semente de linhaça atua de forma parecida com a soja, que possui a isoflavona e fitoesteróide que imita o hormônio feminino.

Linhaça Dourada
A linhaça dourada é rica em ômega 3,ômega 6 e ômega 9, enquanto a linhaça marrom possui apenas ômega 3. Outra principal diferença é que são cultivadas de forma orgânica certificada, ou seja, não possui agrotóxico, por isso a linhaça dourada é mais cara.
Benefícios da Linhaça
diminui os sintomas da menopausa, como: suores, dores de cabeça e insônia;
reduz o colesterol;
auxilia na redução do peso;
combate as espinhas;
proporciona equilíbrio nos hormônios;
modulação do sistema imunológico;
ajuda controlar o diabetes;
regula o intestino.

Modo de Uso da Linhaça
A semente de linhaça moída tem os mesmos benefícios nutricionais que a semente inteira, além de ser mais fácil para ingerir. Para preparar a linhaça moída, bata-a em um liquidificador por alguns minutos. Não há necessidade que ela vire pó.
A linhaça moída pode ser guardada na geladeira em um vidro limpo e seco bem fechado e deve ser consumida em mais ou menos uma semana.
É aconselhável tomar uma colher de sopa por dia, podendo ser a qualquer hora do dia. Se a intenção é ter um bom funcionamento do intestino, tome em jejum; pode ser com água ou com qualquer líquido de sua preferência.

Óleo de Linhaça
O óleo de linhaça é um dos alimentos mais ricos em Omega 3 e Omega 6. A alta taxa de Omega 3 faz da linhaça um alimento de caráter preventivo à saúde, sendo um importante agente antioxidante e renovador celular. É um ácido graxo essencial que oferece vários benefícios à saúde. Ele favorece o metabolismo da gordura e a produção de energia, regulando as funções celulares e a cicatrização dos tecidos. Os ácidos graxos essenciais são imprescindíveis para o corpo humano; por isso, procure incorporar esse precioso alimento na sua dieta.

4 comentários:

"UMA ETERNA APRENDIZ" disse...

Oi, uma gracinha seu blog!
Também vivo na luta com a balança, já uso a linhaça a algum tempo e realmente é muito boa.
Quando puder passa no meu blog será muito bem vinda.
Beijos.

•Jack• Futura magra disse...

já ouvi falar muito, mas me falta a coragem p provar..quem sabe um dia!
rsrsrs
cheiroo

♥ Fernanda disse...

Aqui em casa linhaça não falta.Com iogurte fica ótimo!!!!!!!!!!!!
bj

Marina disse...

Oi Clau,

Eu de novo!
Minha mae bate ela no liquidificador, fica quase um pózinho...depois ela coloca no arroz, no feijão, no molho...é bom porque a familia inteira come...

Beijos
Marina